terça-feira, 14 de agosto de 2012

A festa é deles


Há poucos dias chegou ao fim a 30ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, realizados em Londres, Inglaterra. E para que os 16 dias de competição do maior evento esportivo do planeta pudesse sair conforme o esperado, foram investidos bilhões de reais em infra-estrutura, que vai desde as arenas para os jogos, aos aeropostos, vias públicas, hosteis, hospitais, restaurantes...  Tudo muito bem pensado e planejado para abrigar atletas e torcedores de todos os cantos do planeta.

E para realizar um evento desta proporção, a organização das Olímpiadas de Londres contou com a ajuda de mais de 70 mil voluntários, que trabalham sem receber uma única libra, para o bom funcionamento da competição. E diga-se de passagem, que foi justamente na terra da rainha, no ano de 1948, que surgiu a ideia de recrutar voluntários para auxliar na realização de uma Olimpíada. E de lá, para cá o voluntariado nestes eventos vem ganhando força.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em uma entrevista coletiva concedida na capital britânica, um dia após o encerramento da competição, o ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, elogiou as Olimpíadas de Londres e afirmou que "o espírito olímpico, o trabalho, a dedicação e a atitude amistosa dos voluntários na hora de receber as pessoas é algo que aprendemos para a organização dos Jogos do Rio".

Para o ministro, os voluntários que trabalham nesta edição das Olimpíadas, não estavam "bem" preparados, já que muitos deles não falavam mais que uma língua e pouco conheciam da cidade sede. E mesmo não acreditando que nas Olimpíadas no Brasil, conseguiremos alcançar um número tão expressivos de voluntários, esses são os erros apontados por Rebelo, que devem ser concertados no Rio 2016.

Foto: Alastair Grant/AP
Mas até a próxima Olimpíada, faltam cerca de 1450 dias! Há muito ainda para se planejar, estudar e, é claro, realizar. E se você pretende e quer ser um voluntário na próxima competição, acesse está página na rede social facebook, que foi criada para reunir futuros voluntários que irão fazer a diferença no Rio 2016.

Um comentário:

Anônimo disse...

li essa frase e achei que tem tudo a ver com participação voluntaria citada na reportagem.
"Trabalho voluntário é uma via de mão dupla
O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato
humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas
novas, satisfação de se sentir útil.""