quarta-feira, 6 de julho de 2011

O que fazer com o lixo?


A foto acima mostra uma triste realidade nas ruas de Pouso Alegre. O problema pode ser observado em diversos bairros do município, todos os dias da semana, principalmente às segundas-feiras. Uma bela paisagem para começar a semana, não é?!

Já há algum tempo foram retirados os latões de lixo das ruas da cidade para que um novo sistema de coleta de lixo fosse implantado. A decisão causou tumulto e, atualmente, algumas pessoas, apontam que o lixo espalhado nas ruas é devido a essa medida. Mas o que muitos não lembram e que mesmo com os latões, a situação não era diferente!

Parte do problema está mesmo com a população. A prefeitura distribuiu nas casas, quando os latões foram retirados, um folheto com o horário que os caminhões de lixo estariam passando nos bairros, para que cada morador deixasse o lixo na porta de casa. Facilitando assim, o trabalho dos garis e colaborando diretamente com a limpeza das ruas de Pouso Alegre.

Entretanto alguns moradores continuam a colocar suas “sacolas” de lixo nos horários incorretos e aos finais de semana (dias em que o caminhão não passa e o acúmulo de lixo residencial é maior). Sem contar que a coleta de lixo de seletivo virou lenda...

Promessas com relação à coleta seletiva foram feitas, e que a mesma geraria emprego e renda para os catadores de lixo do município. Esporadicamente eu vejo o caminhão da coleta seletiva em algumas ruas da cidade, mas sempre vazio.

Mas de quem é a culpa? Da prefeitura por não fazer um trabalho efetivo com a população, de educação e conscientização? Ou da própria população em cobrar melhorias na coleta e depósito do lixo da cidade e não colaborar com a sua parte?



Nenhum comentário: