domingo, 5 de junho de 2011

Cuidar para viver bem


Segundo o Censo 2010, em Pouso Alegre existem apenas 7 pessoas de 95 a 99 anos e todas são mulheres. No Brasil a expectativa de vida para elas é de 77 anos, enquanto para eles é de 69,4 anos. Fazendo com que no país existam mais mulheres do que homens. Esses números são causados porque o homem não cuida de si mesmo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 19,5% dos homens do planeta são dependentes do álcool e 6,9% das mulheres apresentam dependência. Já quando o assunto é o tabaco as pesquisas da OMS indicam que 47% dos homens e 12% das mulheres fumam.

Mais o grande problema dos homens, em sua maioria, é o temido exame para diagnosticar o “câncer de próstata”. Este tipo de câncer representa mais de 40% dos tumores que atingem os homens acima dos 50 anos. E de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 50 mil novos casos de câncer de próstata aparecem por ano no Brasil.

Apagar o cigarro, evitar o consumo excessivo de álcool, visitar anualmente um médico não irá abalar a masculinidade de nenhum homem. A não ser na cabeça dos ignorantes ainda existentes por aí... Muito pelo contrário, o homem que cuida da própria saúde ajuda a reduzir essas tristes estatísticas.

Nenhum comentário: