quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OPINIÃO: Rogai por nós!


É complicado dizer que Pouso Alegre possui a 3ª maior estátua do Cristo Redentor do país, com 33 m de altura, situada um morro com 1200m de altitude, onde proporciona uma vista de quase toda a cidade, além de diversos atrativos naturais da fauna e flora, sendo que a mesma é tão pouco valorizada pela gestão municipal.

Para que o ponto turístico em questão seja reconhecido e visitado pelos moradores de Pouso Alegre e pelos turistas que viriam aqui passear, está sendo montada uma infra-estrutura de qualidade com estacionamento, sanitários, lanchonetes e uma pista para voo livre... Pensando bem, não seria uma má ideia, Pouso Alegre sairia ganhando muito com tal investimento, mas tem aquela velha história que “muito se fala e nada faz”.

Desacredito que boa parte da população pousoalegrense já tenha ido conhecer o local, devido às condições precárias que o mesmo se encontra. Mas qual será o motivo, que justifica o abandono da estátua do Cristo Redentor assim como outros pontos ‘que eram pra ser’ turísticos? Será que Pouso Alegre não tem estrutura suficiente pra ser uma cidade turística, ou o que falta mesmo é empenho das partes interessadas? Pois é, são perguntas e mais perguntas, que as respostas só serão encontradas nas boas ações dos nossos governantes.

7 comentários:

Unknown disse...

Ao ler a sua matéria voltei à uma velha questão: como incentivar o turismo em uma cidade onde nem mesmo os moradores frequentam os seus 'ditos' pontos turísticos?

Falta de divulgação? Incentivo? Infraestrutura? Como você mesmo disse: muitas perguntas para nenhuma resposta.

Uma coisa é certa! Se a população não se interessar por esses pontos turísticos, será muito difícil que pessoas de outras cidades se interessem. Talvez essa consideração seja uma pequena pista para a solução do problema. Talvez...

Bruno Freitas disse...

No meu ponto de vista as pessoas não visitam os tais pontos turísticos por falta de infra-estrutura como é o caso do Cristo Redentor e da Maria Fumaça.

Além claro que a prefeitura da cidade não cultiva este tipo de hábito na população, como é o caso dos eventos culurais.

Turismo é geração de empregos e fonte de renda pra cidade. Se Pouso Alegre tivesse uma boa estrutura pra isso, acredito que a população local iria sim, visitar esses lugares.

Renatha Pierini disse...

Ouvimos tanto sobre turismo, mas a verdade é que a população ainda não está madura para este assunto. É fato!!! Acham tudo uma perda de tempo... por isso abandonei a facul de turismo... é dar murro em ponta de faca...

bruno nobru disse...

eu moro em Pouso Alegre há 5 anos e até hoje não fui no Cristo, tentei ir uma vez, mas foi maior trampo, fui indo a pé pelo São João, difícil encontrar os caminhos, acho que da póxima vez vou tentar pegar uma carona pra ir lá..

bruno vaz disse...

Boa Noite Bruno....

Olha por viver em uma cidade turística e saber dos beneficios e o faturamento astronômico que ele representa na cidade acabei de crer que Pouso Alegre até agora ficou menos pobre em não explorar esta grandiosidade na qual eu não sabia e só fiquei sabendo através de sua matéria.Quanto ao amadurecer o povo..o povo só vai ter noção do tamanho e significado destes pontos quando as autarquias acordarem e olharem a fundo e criar uma secretária autônoma na qual possa fazer girar muito mais dinheiro na cidade de Pouso Alegre que tem uma grande importância no Estado de Minas.

Um Movimento seria muito interessante,a única coisa que me preocupa é quando a coisa realmente engrenar e começar a aparecer os $$.Ai meu caro é onde a verdadeira guerra de exploração na qual sai ganhando aquele que realmente entende de turismo!

um Grande Abraço.
Bruno Vaz-São Lourenço-Mg-Brasil!

Izabella Ocáriz disse...

Eu já visitei o Cristo de Pouso Alegre e posso dizer que foi muito trabalhoso. Só consegui chegar através de uma trilha, porque na época os carros não passavam pela estrada precária.

Confesso que não sei a situação atual, mas ainda acredito ser um desperdício não ter acesso fácil a um lugar tão lindo.

Anônimo disse...

O pior de tudo é entrar embaixo do Cristo e ver um monte de macumba...viro ponto de drogas!!!:/