quarta-feira, 21 de outubro de 2009

OPINIÃO: Rio de Janeiro continua lindo?

Cidade Maravilhosa
André Filho (Carnaval de 1935)

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n’alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

*1908
A primeira vez que a cidade Rio de Janeiro, foi denominada como ‘Cidade Maravilhosa’, segundo o Dicionário Universal de Curiosidades, foi pelo escritor Coelho Neto, quando ele escreveu um artigo que fazia referência as belezas e aos contornos da cidade, publicado pelo jornal ‘A Notícia’, em 1908.

*1934
A música acima, escrita por André Filho em 1934 na “festa da mocidade” , tornou-se popularmente conhecida no Carnaval do ano seguinte, é devido ao seu sucesso, foi regravada por vários cantores, e a letra da música também diz da beleza e dos encantos da capital carioca.

*2009
Após 101 anos, ser denominada como “Cidade Maravilhosa” será que o Rio de Janeiro continua tão maravilhoso assim?

Ainda no começo deste mês, o Brasil inteiro comemorava a conquista do Rio de Janeiro ser sede das Olimpíadas de 2016, e nos últimos dias lamenta a violência nas favelas da cidade. Uma luta que cabe aos governos municipal, estadual e federal para melhorar a segurança pública no Rio de Janeiro, e fazer sim desta cidade, novamente a “Cidade Maravilhosa” de Coelho Neto, e mostrar ao restante do mundo que o Brasil tem potencial para receber grandes eventos, e com isso acarretar em melhorias para a cidade e o país.
* Foto: Google Imagens

12 comentários:

Carol disse...

ameiii...o Rj é uma cidade maravilhosa, infelizmente o tráfico e o deslexo dos governantes com a violência deixam a cidade perigosa!
Espero que até a copa e as olimpíadas esteja bem melhor!

bjoo's Bruninhoo!

Patrícia Marques disse...

Olá Bruno! Este tema é bastante polêmico. Como sediar uma Olimpíada em uma cidade dominada pela violência e medo. De maravilhosa só existe a proposta, há muito tempo o Rio está longe dessa definição.

Renatha Pierini disse...

Agora que o Rio foi eleita a cidade sede das olimpíadas, tudo será motivo para que a mídia "ataque". É claro que a segurança pública deve ser o ponto de partida dos nossos governantes, mas estou certa que a partir de agora, os olhos estarão voltados ao Rio, e tudo será noticiado de forma intensa. O brilho da "cidade maravilhosa" será questionado até 2016, e em 2017, quando tudo tiver acontecido de forma linda e mágica, assim como ocorreu no panamericano, o Rio voltará a ser visto como uma bela cidade.

Rick disse...

Negão!
Conheço o Rio, ja estive lá 03 vezes ^^
ah cidade é tão linda, tem um clima tão brasileiro e acolhedor que a violencia acaba sendo apenas uma "consequencia", mas infelizmente é uma consequencia que assusta muitos turistas nos dias atuais, mas sem duvidas...O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO
=DDDDDD

Míriam disse...

Pois é Bruninho, o Brasil tem uma oportunidade maravilhosa como esta de sediar as olimpíadas e até lá muita coisa tem que ser melhorada. A começar pela conscientização e EDUCAÇÃO das pessoas, que é a base de tudo e , infelizmente, é o que mais falta no nosso povo. Só assim a violência diminuirá. Vamoz cruzar os dedos e fazer a nossa parte! Um super beijo pra vc, amado!

Phillipe disse...

Capital no passado o Rio se viu no centro dos principais fatos, marcantes na historia do Brasil. Abolição da escravatura, nacionalismo, industrialização, internacionalização, ditadura... Fases que causaram graves marcas não somente no Rio mais sim no Brasil.
Mesmos fatos que causaram o empobrecimento da população, excluída e marginalizada que foi empurrada para os morros da capital fluminense pela burguesia.
Interação digna e empenho em prol da solução do grande problema do Rio de Janeiro pode sim ser solucionado até 2016. Exemplos mundiais existem como o que ocorreu em Bogotá. Basta querer! Em 2014 e 2016 a obrigação irá falar mais alto do que a vontade. Das duas uma, ou começam a tratar com mais empenho os problemas desde já, ou irão como sempre deixar para ultima hora enchendo ruas de policias, agentes da força nacional e exército proporcionando assim uma segurança provisória. O lindo do Rio de Janeiro ficou no passado esquecido com a essência de ser Brasileiro.

Edna Motta disse...

O fato de a violência amedrontar a população carioca que lá reside e todos os brasileiros que acompanham os conflitos pela TV não tira do Rio as belezas naturais, pode até ofuscar, mas será sempre a cidade maravilhosa. Que as Olimpíadas sirvam para que os governos tomem medidas capazes de diminuir a violência causada pelo tráfico, não só durante os jogos, mas durante todo o ano, e todos os anos.

bruno vaz disse...

Fala ai Bruno,gostei deste tema!Mas tambem não posso negar que a mídia e os tabloídes do mundo todo causaram um verdadeiro ''auê'' pela trágica guerra entre traficantes e policiais contra a luta no tráfico.Cabe aos nosso ilustres Governantes prestar atenção pois ainda há tempo de investirmos em segurança e realizar a tão sonhada Olimpiadas...

Patrícia disse...

Interessante a matéria, é bom lembrar que o Rio não é só violência, basta a classe política arregaçar as mangas e trabalhar!!!!

Carla disse...

Oi. Muito boa a matéria. Somente acrescentaria que o povo tem que mudar de atitude. Chega de esperar de braços cruzados alguma providência dos políticos. Chegou a hora de exigir!!! Que reacionária, hein?...rsrsrsrsrs

Renan Barbosa disse...

Segurança, educação e punição para a corrupção... Alternativas para fazer do Rio de Janeiro a Cidade Maravilhosa citada na música...

Até lah, estamos apenas aguardanto e assistido a tanta violência.

Criativo o texto, gostei..

Abraço!!

NEUBER FISCHER Comunicação Social - Jornalismo disse...

O Rio é maravilhoso. Espero que o Estado crie vergonha na cara e cumpra com a obrigação. O povo já não aguenta mais.